ENG. FILIPE BOITO

Engenheiro civil, empreendedor, pai, marido, músico, ex-quase-jogador-de-futebol, entusiasta do empreendedorismo digital, idealizador e CEO do Engenharia na Real.

Abaixo, você irá encontrar informações e crenças, pessoais e profissionais, que moldaram o histórico do Filipe e que o motivam a seguir no caminho da engenharia e do empreendedorismo.

MISSÃO

Minha missão, meu trabalho, não é ser o melhor engenheiro civil do mundo, é mostrar que é possível que outros engenheiros sejam, é mostrar que é possível ser, acreditar. Agora, se tornar o melhor engenheiro, é com eles, é com cada um. Minha missão é abrir as portas, fortalecer a crença, iluminar o caminho, mostrar o que fazer, dar o START e deixá-los brilhar, para serem melhores do que eu e melhores do que eles mesmos são agora. Eles podem, só não perceberam ainda.


VISÃO

Ser um dos responsáveis pela mudança na vida de profissionais e estudantes através da contribuição de conhecimentos na área técnica e pessoal. Ser referência nacional de profissional ético e competente no ramo da engenharia, construção e empreendedorismo.
Transformar diretamente, através de meus cursos fechados, a vida de pelo menos 1.000 Engenheiros Civis até o ano de 2020, norteando o caminho para que eles vivam bem de Engenharia Civil, ganhem dinheiro e possam aproveitar a vida com suas famílias dignamente, como deve ser.

VALORES

* Reconhecer e respeitar as pessoas e suas diferenças 
* Comunicar-se com eficiência e clareza com quem quer que seja
* Fazer bem
* Cumprir prazos e ser justo em todas as escalas e escalões
* Incentivar a coragem, inovação e acreditar que sempre é possível
* Educação em primeiro lugar, para todos e com todos

Meu jeito de mostrar à outros engenheiros de que tudo isso é possível, é mostrando o que fiz, o que é possível fazer, os caminhos práticos da vida empreendedora, tudo através de um verdadeiro mix entre pessoal e profissional, racional e emocional, exatas e humanas. É a intersecção de tudo isso. Para provar que isso é real e que funciona, eu primeiro provo à mim mesmo que é possível, em seguida mostro aos outros, em seguida outros engenheiros também provam e tem seus resultados de sucesso e depois o resto se torna história...

"Apesar de parecer ser uma missão clichê, uma visão quem sabe ousada e valores que parecem ser copiados de algum lugar, tudo foi escrito sim por mim e teve sua lapidação final no dia 27 de setembro de 2017, entre as 11:30 e 11:35 de uma manhã nublada na cidade de Cuiabá, no estado do Mato Grosso do meu querido Brasil, buscando vencer medos, enfrentar desânimos e seguir em frente. As vezes 10% melhor em um dia, as vezes 1% melhor em outro, as vezes até 0,01% melhor em outro, mas sempre em frente, hoje melhor que ontem e pior do que amanhã. Afinal, como dizem por aí: no pain, no gain. 

Aliás, dizem também que quando você sente internamente que o que escreveu como missão, não soa como verdadeiro, não soa como você e ou que ainda sente vergonha de expor aos outros, é porque ainda não conseguiu de fato chegar a sua versão final, ou sua melhor versão, ou ainda sua missão verdadeira. Uns não o fazem pois ainda não encontraram-na de fato, outros pois não tem coragem. Pois bem, esta é a minha melhor versão até agora, de coração aberto!" 

Vamos com tudo, vamos juntos! Um abraço do Eng. Filipe Boito!

GESTÃO DE EXECUÇÃO DE OBRAS DE GRANDE PORTE

Por muito tempo, desde a graduação até a vida profissional, o Filipe trabalhou em empresas do segmento da construção civil, desde a fase de movimentações de terra, até à entrega das chaves ao cliente. Merece destaque a fase em que trabalhou como engenheiro responsável pela execução de edifícios residenciais de grande porte, de 2012 a 2016, em uma das maiores empresas de construção civil do Brasil.

Planejamento e Controle da Produção de Obras

Planejamento geral de obras e controles baseados em indicadores (KPIs). Oportunidade em receber treinamento da Falconi - Consultores de Resultados, referência na área de consultoria em gestão no Brasil.

Gestão de Custos

Compra de materiais e serviços, análise de emprego de materiais e possíveis novos produtos ou técnicas de execução e medição de empreiteiros.

Gestão de Mão de Obra Própria e de Terceiros

Seleção, contratação, treinamento e supervisão de equipe própria e terceiros, desde estagiários a mestres de obra

Gestão da Qualidade e Análise Crítica de Projetos

Liberação, supervisão de execução e entrega de serviços comuns (estruturas, alvenaria, acabamentos) e serviços específicos (pré-moldados, estruturas metálicas, estações de tratamento de esgoto, piscinas, entre outros).

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE EMPRESAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E FINANCEIRO

Análise da saúde financeira da empresa, planejamento do estratégico e implantação de sistema ERP

PROCESSOS GERAIS DE MELHORIA

Mapeamento de processos em uso, implantações de processos de melhoria, estudo de chão de fábrica e definições de novos layouts de produção, almoxarifado e escritório

GESTÃO DE PESSOAS

Pesquisa de cultura e clima organizacional, definição de cargos e treinamentos empresariais de secretariado e gerência.

PROJETOS E EXECUÇÃO DE OBRAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Briefings para estabelecimento de programas de necessidades de clientes, anteprojetos, projetos legais e executivos e modelagem 3D, sempre com aplicação de BIM

PROJETOS COMPLEMENTARES

Estruturais, elétricos e hidráulicos

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE EXECUÇÃO

Quantitativos, planejamentos, controles de execução e administração financeira de obras